Laje FM

87,9 MHZ

Forte terremoto sacode costa sul do México e deixa 35 mortos

08 SET 2017
08 de Setembro de 2017
Tremor foi de magnitude 8,1. Alerta de tsunami foi enviado para México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

Forte terremoto de magnitude 8,1 atingiu a costa sul do México no final da noite desta quinta-feira (7), informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que registra sismos em todo o mundo. O número de mortes confirmadas chegou a 35 (25 no estado de Oaxaca, 7 em Chiapas e 3 em Tabasco).

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico chegou a emitir um alerta de possíveis ondas gigantes de até 4 metros de altura para México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador. No início da manhã, o aviso foi retirado.

O sismo sacudiu quase todo o México e foi sentido em vários países da América Central. Apesar do susto, o Itamaraty informou que até o momento não há brasileiros entre as vítimas.

Mortes

Ao menos três pessoas morreram no estado mexicano de Chiapas, informou o governador Manuel Velasco, todas soterradas dentro de uma casa na cidade de San Cristóbal. Ele também pediu aos moradores da região costeiras que deixem suas casas ante o risco de tsunami.

O governador de Tabasco, Arturo Núñez, reportou a morte de dois menores de idade. O governador de Oaxaca, Alejandro Murat, afirmou que tremor deixou feridos em um hotel de Istmo de Tehuantepec.

A agência de proteção civil do México informou que o terremoto foi o mais forte a atingir o país desde o devastador tremor de 1985 que derrubou edifícios e matou milhares.

Presidente

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, advertiu a população que é provável que nas próximas 24 horas aconteça una forte réplica. "´Precisamos estar mais atentos, pois a réplica pode superar magnitude 7", afirmou.

Doze Réplicas de magnitudes - as mais fortes com magnitude 4,3, 4,5, 5,7 e 6 - ocorreram poucas horas depois na mesma região do terremoto principal.

Cidade do México

Na Cidade do México, moradores deixaram seus imóveis e correram para as ruas em pijamas. Alarmes soaram após o tremor.

O chefe de governo da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera, disse à "Televisa" que foi ativado protocolo antiterremoto pouco após o forte tremor e que falta energia elétrica em algumas regiões. O Metro e o Aeroporto Internacional estão em operação.

O epicentro do terremoto foi localizado a 119 km de Três Picos, região de fronteira com a Guatemala, a uma profundidade de 33 km.

Guatemala

O tremor também foi sentido na vizinha Guatemala, onde autoridades informaram que o terremoto feriu pessoas e destruiu casas no departamento de San Marcos, fronteira com México. O governo está deslocando militares para a região.


Fonte: GazetaWeb

Voltar

© Copyright. 2016 Rádio Laje FM. Todos os direitos reservados.